22 de junho de 2012

Inglaterra: Reading, Oxford e Londres

Como eu disse, vou fazer um post beeeeeeem resumido pra contar um pouco da viagem que fiz para Inglaterra, Escócia e França em 2009 antes de começar a postar sobre minha futura viagem, que é o Chile e o Peru.
Resolvi dividir o post em 3 pra ficar mais fácil de contar e de procurar informações, então nesse post vou falar só da Inglaterra.

Viajei dia 4 de julho de 2009 rumo a Inglaterra (que sempre foi meu sonho) com a empresa CI em um grupo de intercâmbio.
Aqui já vai uma super dica: chegar cedo no aeroporto é crucial. Eu moro pertinho do aeroporto de Guarulhos e não levei nem 15 minutos pra estar no local de check-in mas vai que dá alguma coisa errada? Um trânsito inesperado, uma fila inesperada, um esquecimento inesperado? Você deve contar com tudo que pode dar errado sim, porque é bem melhor se prevenir do que ter que remediar ou, talvez, nem conseguir!

Pegamos o avião com destino ao aeroporto de Porto, em Portugal, que era nossa escala. Ao chegar em Porto, depois de 9h de viagem, tivemos que aguardar 6h no aeroporto para pegar o avião para Londres. Atenção: se puder planejar sua própria viagem (a minha foi com a empresa então não pude escolher vôos, aeroportos e outros detalhes) NÃO FIQUE MAIS DE 1h NO AEROPORTO DE PORTO. O lugar é deserto (deserto MESMO), se você for menor de idade não pode sair do aeroporto para visitar a cidade e não há onde comer direito. Minha refeição foi um saco de M&M's de amendoim e só! Algumas pessoas do meu grupo pediram uma lasanha que demorou 2h pois foram buscá-la fora do aeroporto e era MUITO cara. Então, nos seus planos, se for pegar uma escala, nunca pegue no aeroporto de Porto (apesar de lá ter umas poltronas MUITO confortáveis).

Considerando essa dica que eu dei aí acima vale comentar: é importantíssimo escolher bem as passagens e as escalas porque, muitas vezes em clubes de desconto e afins, você é pego de surpresa por passagens extremamente baratas e que fazem seus olhos brilharem. Não se engane e confira todos os 'poréns' desta compra. A passagem pode estar muito barata, mas normalmente ela te desembarca em um aeroporto que fica longe de tudo e de todos e o que você economizou na passagem, vai ter que gastar em taxi, transfer e coisas do tipo. Sem contar a dor de cabeça garantida!


Aeroporto de Porto - Portugal, deserto!

Minha refeição do dia

Chegando em Londres passamos pela alfândega que fez perguntas bem simples, como "por que você veio à Inglaterra?" e "você está num grupo de intercâmbio?" e só, fui logo liberada. Recomendo saber pelo menos um tiquinho de inglês para evitar problemas de comunicação, nunca se sabe né? Mas não há motivos para se preocupar com a imigração, a menos que você tenha um histórico ou tenha algo muito ilegal em sua bagagem, haha!

Saindo do aeroporto, pegamos um ônibus e fomos para Reading, a cidade onde fica a Universidade de Reading, onde ficamos hospedados.




O lugar é super calminho (para quem curte festa é calmo demais) e não tem muito o que se fazer na cidade, a não ser visitar o shopping que fica no centro, o The Oracle e um boliche ou algo assim. O shopping de lá tem lojas boas como a H&M, onde você encontra roupas super baratas comparado ao Brasil, a HMV que é ótima para comprar cd's, a loja da Disney e outras lojas de departamento que têm coisas muito boas. Para terem uma ideia paguei 7 libras numa calça de brim roxa (que vocês verão em alguma foto mais pra frente) o que dá aproximadamente 28 reais!
Tive a oportunidade de assistir à estréia de "Harry Potter e o Enigma do Principe" lá no The Oracle e foi sensacional.

The Oracle, shopping de Reading

Na Universidade, o prédio em que ficamos era extremamente caindo aos pedaços velho. A maioria de nós ficou meio chocado quando entrou, pois havia um banheiro para um corredor com 15 meninas, sem contar que não poderíamos demorar muito no banho pois a água era cortada para economia (isso é comum em alguns lugares da Europa, principalmente em casas de família!).

As refeições eram todas no refeitório da universidade (café, almoço e jantar). Quanto às refeições, uma dica: tentem evitar comer todos aqueles mil tipos de batata que servem por lá pois engordei 6kg e o único lugar que comi bem foi na Inglaterra. Malditas batatas!

Apenas uma parte da Universidade de Reading, que é enorme!
A pacata cidadezinha de Reading
Ao longo da estadia conhecemos lugares como Oxford, que é lindo, e visitamos o castelo onde cenas de Harry Potter foram gravadas. É um passeio que vale muito a pena fazer. Infelizmente o fizemos em apenas 1 dia, mas vale ficar uns três para conhecer bem a cidade! Para saber mais sobre preços e horários do Castelo clique aqui.

Entrada do Oxford Castle
Interior do Oxford Castle
Na primeira ida a Londres, fizemos um passeio livre ao Covent Garden e às lojas nesta redondeza, visitamos a Trafalgar Square, o Buckingham Palace e andamos na London Eye, visualizando o Big Ben no House of Parliament que, infelizmente, não entramos.
As lojas variam bastante em preço e qualidade, mas neste ponto não comprei muita coisa, quis esperar. Mas algumas amigas compraram itens super fofinhos numas lojinhas no Covent Garden e também haviam banquinhas de souvenirs.

Foto do site http://naterra.blogspot.com.br/2009/11/sorte-danca-em-covent-garden.html

Trafalgar e Buckingham são muito bonitos para tirar belas fotos. Em frente à Trafalgar Square há a National Gallery, que também não conheci por dentro, mas que li ótimas recomendações do lugar. Para saber mais, clique aqui.

Foto que eu tirei da Trafalgar Square
Palácio de Buckingham

Aqui, aproveito para fazer uma reclamação observação: vocês devem estar pensando "pô, mas ela não entrou em nada?" e a minha resposta é "Vocês estão certos, infelizmente não". Vou explicar! A empresa CI foi muito prestativa conosco ao planejar a viagem e nos deixar bem confortáveis com tudo. A única falha acredito que tenha sido em um dos guias que não simpatizou com a turma e mais viajou do que nos deu apoio. Mas o outro era uma gracinha e foi muito legal com a gente, suprindo o que o primeiro deixou a desejar.

O passeio na London Eye é de tirar o fôlego pra quem tem paixão pela Inglaterra como eu. É demais observar a cidade, o rio, o Big Ben de cima... e tivemos a sorte de ver, lá no topo, os helicópteros reais passando e levando a Rainha. Só não sei para onde!

A fila estava tranquila, tinha bastante gente mas todos entram rapidinho e não se espera demais. Na saída te oferecem uma foto do grupo como souvenir mas o preço era bem salgadinho e eu recusei. O valor dos ingressos varia de 15 a 40 libras, pois são oferecidos pacotes variados, com entradas mais rápidas ou champagne e outros mimos. Para saber com detalhes veja aqui.

London Eye
Sentada na London Eye (olha aí a calça roxa que custou
apenas 7 libras!)
Vista da London Eye. Linda demais, né?
Descendo do passeio tivemos um tempo livre pra andar por ali e comprar souvenirs. Eu aproveitei pra tirar foto na ponte em frente ao Big Ben e depois grudei na banquinha de souvenirs. As banquinhas não são caras e você pode encontrá-las em qualquer canto da cidade. Comprei moletons, canecas, chaveiros, miniaturas...
Na volta pra casa, claro, tiramos fotos na cabine famosíssima que, infelizmente, fede e tem inúmeras fotos de prostitutas (mas não são todas! Existem umas muito bem preservadas).

A cabine tão famosa, hehe.
Foto de frente da London Eye

Na segunda visita a Londres nos foram dadas três opções: ou visitaríamos o Museu Madame Tussauds, ou faríamos um city tour no ônibus ou conheceríamos o estadio do Manchester.
Eu, particularmente, resolvi escolher o museu de cera. Queria muito conhecê-lo e também já havia feito um city tour na primeira visita. Não me arrependi nem um pouco! Algumas amigas que foram no city tour de ônibus não curtiram muito, mas não sei dizer com certeza porque não fui.
Detalhe: se eu tivesse muitos dias para fazer tudo, faria os três. Mas se você se encontrar na mesma situação que eu e precisar escolher, escolha o museu, é fantástico!
(para quem quiser ver preços e pacotes do Sightseeing (City tour) aqui está o site.)

Pra nós, que estávamos em excursão, entramos por outra porta que não é a principal pois adquirimos ingressos antecipados para grupo, algo que vale super a pena se você estiver viajando em um grupo de amigos (mesmo que não seja em intercâmbio). Mas para quem estava entrando por si, a fila estava imensa, terminando já na outra esquina. Planeje-se bem, entre no site e confira os preços e datas (vale também marcar a visita pelo site, assim você entra mais rápido).

O museu é ma-ra-vi-lho-so e gigante. Andamos muito lá dentro e tiramos fotos divertidas, apesar de ser um pouco difícil tirar fotos com os bonecos quando o museu está cheio! Tem gente que fica brava, mas a minha dica é ficar na espera e assim que der uma brechinha, agarrar o boneco e tirar a foto, senão você vai ficar o dia todo e não vai tirar muitas fotos. Eu não selecionei não, tirei com praticamente todos!

Fazendo graça com o homem aranha
Eu e os 007 Sean Connery e Daniel Craig
Jim Carrey

Infelizmente houve um problemão imprevisto que rendeu uma bela história pra rir depois:
Entramos no museu eu e duas amigas e ficamos nos divertindo hooooooooras lá dentro, até que quando saímos tínhamos perdido a hora e o grupo! Que desespero! Não sabíamos o que fazer, ficamos lá, perdidas em Londres (parece até filme de sessão da tarde). Depois de ligarmos muitas vezes para o celular do guia e gastar todas as nossas moedinhas, que não atendeu, resolvemos pegar um táxi e ir para o parque onde estava marcado nosso ponto de encontro. Demos muita sorte de pegar um taxista super gente fina que levou a gente exatamente pro lugar que descrevi: "Hyde Park onde tem um arco" (foi o que eu disse pro taxista, em inglês, claro). NÃO FAÇAM ISSO NUNCA OK? É muito perigoso e você pode ser super enganado. Felizmente o taxista era gente boa e percebeu que estávamos perdidas.

O resto da tarde foi de compras na Oxford Street, muito cheia de lojas legais como a H&M, Benneton e outras. Também há lojas de souvenirs. Recomendo super esta rua porque tem de tudo em um lugar só!

Na universidade a experiência foi interessante se comparada com o 'homestay' que é o programa em casas de família: como estávamos estudando inglês conhecemos gente de todo lugar do mundo como Montenegro, Turquia, Chipre, Espanha, França, México  Polônia, Russia, Coreia, Italia... e tudo isso é muito legal! Vale a pena essa experiência pra você aprender a lidar com gente de todo lugar em diversas situações. E foi excelente para a minha primeira experiência no exterior porque pude usar o que aprendi de cada cultura em outras viagens!

Obs: Sei que não falei muito de preços e horários de funcionamento porque como estava viajando com uma empresa, tudo já estava incluso e não tive muito com o que me preocupar em relação a dinheiro. No entanto, deixei disponíveis ao longo do post os links para que visitem os sites dos lugares e se informem sobre horários e preços. 

Beijocas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá gostar de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...