20 de julho de 2012

Cerro San Cristobal, Tour Político-Histórico e Sorveteria 'Emporio de la Rosa'

Sabe, a primeira percepção que você tem de Santiago é que é muito grande e você pensa "como vou conhecer tudo isso?". É um engano. Não que Santiago seja pequeno, nada disso. Mas é uma cidade muito bem estruturada, muito bem planejada, muito fácil de conhecer. Os pontos principais estão próximos e você conhece de três a quatro lugares em um só dia! Magnífico! Particularmente, estou adorando este lugar e o post de hoje vai ser recheado de lugares legais e dicas!

✈ Cerro San Cristóbal (17 de julho)
Na terça chegamos direto de Pucon e fomos para a aula. Como segunda foi feriado houve reposição de aula na terça e então saímos mais tarde da escola, o que atrapalhou um pouco nossos passeios da tarde.

Decidimos então ir ao Cerro San Cristobal que é super próximo da escola e da nossa casa e não demoraria muito. Não me arrependi nem um pouco, que lugar lindo! Apesar de que, pra quem não curte, tem muito brasileiro! 90% do pessoal que subiu com a gente no funicular era do Brasil, haha.
O funicular custa 1800 pesos pra subir e descer o Cerro, 1100 só para subir e 700 para ir ao zoológico! Nós decidimos só ver o por-do-sol no topo!

As cordilheiras, vistas do Cerro, tornam Santiago tão pequena!
Chegando lá a vista é maravilhosa, você vê claramente Santiago e as cordilheiras, uma sensação impagável! Subindo mais um pouco você chega ao santuário da Imaculada Conceição. É como um anfiteatro, com um altar e lá em cima a santa, enorme! Além dela há estátuas de João Paulo II, do Cristo e de outros santos. É bem católico.


O altar
O pôr-do-sol é magnífico e acontece nas montanhas costeiras (oposto à cordilheiras). Do memorial de João Paulo II você o vê perfeitamente e ainda tira fotos lindas!


Depois do Cerro não fizemos nada, pois já estava de noite e estávamos super cansados da viagem de Pucón. Fizemos apenas uma parada no mercado para abastecer nossos almoços diários (miojo, macarrão, molho e banana, hahaha). Estamos num pique de economia alimentícia pra poder fazer mais viagens e comer de vez em quando em lugares mais gostosos.

✈ Tour Histórico-Político, Empório La Rosa e Ripley (18/07)

Dessa vez fizemos o tour com a professora aqui da escola que conhece muito da historia chilena. Fomos levados à Igreja de San Agustín (que tem uma lenda fantástica), ao Palácio de La Moneda (que já tínhamos ido, porém conhecemos dessa vez um pouco mais da história de Allende), ao bairro Paris-Londres e ao The Clinic. Por nossa conta visitamos o Emporio La Rosa (para tomar sorvetes artesanais maravilhosos) e a Igreja de La Merced.

Na Igreja de San Agustín, muito bonita, vive uma lenda: a do Cristo de Maio. Esse Cristo tem uma história mística e religiosa fortíssima: durante o terremoto de 64 a Igreja foi destruída, exceto pelo lado norte, onde estava este Cristo, que ficou intacto. Passado o susto, o padre da igreja percebeu que a coroa do Cristo, que estava na cabeça, havia passado para o pescoço, misteriosamente. Anatomicamente era impossível que isto acontecesse! Então, quando o padre tentou levantar a coroa do Cristo, começou uma réplica do terremoto. E cada vez que alguém tenta levantar a coroa do Cristo, um terremoto ou 'temblor' acontece. Uau! Se você vir este Cristo, sente um certo desconforto, diferente dos outros que vemos. Ele tem os olhos bem abertos e a cabeça erguida, ao invés de abaixada e amargurada como normalmente.


O Cristo de Maio

Daí partimos pro Palácio de La Moneda, que já havíamos visto, porém ouvimos um pouco mais sobre a história, principalmente de Salvador Allende. Ao seguir o roteiro, passamos pela porta lateral de onde o cadáver de Allende foi retirado.

Salvador Allende, presidente derrubado pelo ditador Augusto Pinochet

Caminhando chegamos ao bairro Paris-Londres, nomeado assim pela arquitetura feita em maioria por arquitetos franceses e ingleses que, na realidade, eram nativos mas estudavam na Europa. O bairro é bem bonito e tem um ar 'chic'. Mas não para por aí: este bairro dá abrigo a uma historia nada agradável da época da ditadura no número 38 da rua Londres. É o conhecido Londres 38, antiga prisão e local de tortura dos opositores. Aí morreram pessoas que são lembradas com seus nomes em peças de metal coladas na calçada de concreto. Não visitamos o interior da prisão porque seguiríamos com o roteiro, no entanto, já está na programação da semana que vem visitá-la.




Em frente à Londres 38, nomes dos que
aí foram torturados
Ainda caminhando passamos em frente ao Teatro Municipal - que perde, em beleza, para o nosso de SP - e chegamos ao The Clinic, que é um bar que constava no meu caderninho e que recebeu uma estrela dourada sem mesmo eu sentar ali para beber algo. Entramos para conhecer este pub super politizado e fiquei encantada. O lugar tem um ar crítico e ao mesmo tempo aconchegante, diferente. Apesar de não termos ficado aí com o grupo, também o coloquei na minha programação da semana que vem!



Aspecto do bar
Para finalizar a noite decidimos riscar do caderno-guia mais um lugar e fomos ao Empório La Rosa, que fica na junção da rua Merced com a Monjitas e serve sorvetes artesanais. GENTE, que delicia o sorvete desse lugar! Vai dos sabores típicos aos mais exóticos e te dá agua na boca! Você também pode tomar aí um cafezinho, comer um pão na chapa... O sorvete de três bolas custa 3100 pesos (que é o mais caro) mas eu achei super justo o preço, pela variedade e pelo sabor maravilhoso! Provamos os sabores de framboesa, nozes, baunilha e crocante e num outro dia provamos também o de pistache, doce de leite e alguns outros que não me lembro agora (sorry).




Buscando um metrô para ir embora passamos, sem querer, pela Igreja de La Merced e resolvemos entrar para conhecer. Muito bonita a igreja, tanto por dentro quanto por fora, vale a pena.

A igreja de La Merced
Para deixá-los felizes já vou adiantar que amanhã, sabado, estarei indo para Valparaíso e Viña del Mar e no domingo para Cajón del Maipo! Mas antes desses ainda devo um post dos dias 19 e 20 de julho, que já estou preparando! Beijocas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá gostar de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...