23 de julho de 2012

Fim de Semana em Valparaíso e Viña del Mar

Prontos para um delicioso fim de semana com litoral chileno e com vinho? Então vamos ao primeiro dia no litoral com Valparaíso e Viña del Mar!
Passamos o sábado nesta duas cidades (mais em Valpo do que em Viña). Saímos de Santiago às 7h20 pela Pullman Bus por $4000. Recomendo já comprar a passagem de volta na ida porque na volta as rodoviárias costumam ficar muito cheias.

Ao chegar em Valpo fomos caminhando pela Av. Argentina, onde passamos por uma feira de frutas muito barata! Mas esse não é o atrativo principal da cidade, claro.
Pegamos nessa avenida um ônibus (que tem uma letra O na frente) que nos deixou na porta da La Sebastiana, a casa de Pablo Neruda. Chegamos um pouco cedo pois a casa abre às 10h10 da manhã, então visitamos uma praça próxima dali e um mirador do cerro Bellavista, antes de entrar.

Para entender: a cidade de Valparaíso tem muitos cerros, no total, 42! É uma cidade bem irregular e cansa um pouco subir e descer caso você não queira pagar um funicular a cada cerro (e convenhamos que é bem melhor subir a pé vendo as belezas das ruas de Valpo). Ela forma, assim, um tipo de anfiteatro voltado para o mar! No Cerro O'Higgins há um monumento para o mesmo; Cerro Ramaditas hospedas lindas festas nas quais são servidas empanadas e bebidas características; Cerro Merced onde há a igreja para a mesma santa; Cerro La Cruz, com uma cruz no topo; Cerro Bellavista que possui a linda imagem da baía de Valpo (abaixo na foto); Cerro Panteón onde há o cemitério; Cerro Concepción que funcionava como um forte de proteção e Cerro Alegre com as paredes das casas pintadas, dando um toque exatamente alegre!

No horário, subimos à casa, e claro, tivemos que pagar. O preço para entrar é $3000, mas pagamos $1500 pela ISIC. Você visita a casa de 5 andares e sai de lá querendo comprá-la. A vista e a história da casa - que você escuta num 'telefone' em inglês, espanhol ou português - são incríveis, inclusive o vídeo que passa ao final do tour. Conhecer Neruda me fez gostar mais ainda dele. Já havia lido muitos de seus poemas mas nunca havia sabido de sua história, de seu engajamento político. Me encantou e agora sou fã, quando puder, comprarei livros e livros e livros...


La Sebastiana
Ao final, há uma lojinha de precinhos salgados, mas é de se esperar. Vale mais comprar os livros num sebo, mas uma lembrancinha é sempre válida.

Saindo da Sebastiana fomos descendo pelo Museu a Céu Aberto, que nada mais é que a própria rua com muros de casas pintados com imagens desde artísticas até políticas. Por este caminho passamos em frente da Igreja das Carmelitas, mas para os amantes de igrejas - como eu - não se empolguem: as igrejas raramente estão abertas.

Museo a Cielo Abierto
Chegamos caminhando à praça Vitória, a principal. Aí você encontra desde a Catedral até a Ripley da cidade. Se não quiser gastar muito para comer vale vasculhar um pouco e aproveitar preços bons (como $2500 pesos no La Picá de Vitorio por pão e pebre + entrada + salada + prato principal). Também vi alguns de comida chinesa que apresentavam bons preços.
Minha dica é: coma onde preferir mas tome um sorvete ou um suco no Bogarín, que fica bem em frente à praça. Sorvetes maravilhosos e os sucos, idem!


Praça Vitoria
Partimos daí para o Cerro Alegre. A cidade de Valparaíso tem muitos deles - 17 no total, de frente pro mar - mas cada um oferece uma vista. Neste cerro vale a pena ver por fora a igreja Luterana e um café e restaurante maravilhoso que tem suas mesas beirando a altura do cerro... não entramos nele, mas me pareceu muito gostoso!


Pinturas na rua
Descemos pelo Ascensor Concepción e seguimos até o muelle Arturo Pratt, que é a praça dos Herois, para conhecer a Armada de Chile e o monumento. É bem bonito para fotos e logo em frente fica a estação do metrô que leva a Viña del Mar.
O monumento está aí em homenagem a Arturo Pratt e seus companheiros da Guerra do Pacífico, Inacio Serrano, Ernesto Riquelme e um marinheiro de sua fragata.

Monumento Prat
Armada de Chile
Apesar de próximos ao metrô resolvemos ir até o último - e melhor - cerro, Playa Ancha. Aí você tem uma das mais bonitas visões da cidade, além de uma feirinha de artesanatos muito boa pra se comprar souvenirs (aqui vale a pechincha!). Compramos duas canecas com pinturas da cidade e um gorro tradicional chileno por $7000!

Subida ao Cerro Playa Ancha
As cordilheiras
Voltamos para o metrô já perto do anoitecer e partimos para Viña del Mar. É pertinho, cerca de 20 minutos, e custa pouco, $350 pesos para ir. Chegamos em Viña à noite e confesso que não conhecemos muita coisa. Nossa professora que indicou um roteiro pra nós não sabia dizer o que conhecer ali porque é uma cidade muito noturna. Então a gente só foi até a praia ver o pôr-do-sol, tirou uma foto em frente ao cassino, comeu (num restaurante muito caro, o Pueblo Rico, então eu nem comi nada haha) e pegamos um taxi para a rodoviária, que estava um pouco longe e precisávamos conseguir um ônibus que chegasse em Santiago antes de fechar o metrô.
Não foi um passeio a Viña que me disse muita coisa. A praia é bonita, mas quero ter uma oportunidade de conhecer outras coisas numa outra vez, quem sabe.
Teoricamente o dia foi bem mais para conhecer Valparaíso.



Minhas dicas são: vá por conta própria e monte um roteiro antes de ir. Agências cobram muito caro e não te permitem a liberdade que todo mundo gosta. Sem contar que o passeio é simples de se fazer e não custa nada perguntar para as pessoas na rua as informações que você precisa, afinal, os chilenos são muito solicitos. Sem mais blablabla,

Beijocas! (Instagram atualizado galera!)


Um comentário:

  1. amiga que lugares lindos!! e essa igreja das carmelitas (acho que é isso) LINDA!! e a casa do pablo neruda então? amei tudo nesse post!!
    o que dizer da foto do por do sol? PERFEITA!
    preciso fazer uns comentários em off com vc depois kkk ;x te amo muito SAUDADES!!

    ResponderExcluir

Você poderá gostar de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...