24 de julho de 2012

Vinha Concha y Toro

(Aviso: este post é delicioso e dá água na boca.)
Brincadeiras à parte, vim contar do nosso dia na vinha Concha y Toro, a segunda maior do mundo em tamanho e em produção. Fomos pra lá no domingo (22/07) sem reserva e, com sorte, conseguimos entrar. Mas antes vamos ao 'como chegar'.

✈ COMO CHEGAR
Existem muitas maneiras de chegar. A mais fácil, evidentemente, é de ônibus/metrô. O que fizemos foi pegar o metrô na linha 4 até a estação Las mercedes e de lá, assim que saímos na avenida, pegamos um ônibus que indica Pirque, a cidade onde fica a vinha. Peça pro motorista te avisar onde descer, por mais que seja difícil se perder. Até porque não há ponto de onibus em frente a vinha.
De carro, suponho que não seja difícil. No entanto, recomendo só se você for comprar caixas e caixas de vinho, pela praticidade de carregar. Se beber muitos vinhos, vá de taxi... haha.


✈ O TOUR
A vinha oferece dois tipos de tour : o tradicional e o Marquês. O primeiro custa $7000 por pessoa, dando direito a provar dois tipos de vinho (Casillero del Diablo - Merlot e o Gran Reserva - Carménère) e levar uma taça grafada com o nome da vinha para casa, além do tour pela casa de Don Melchor, vinhas e bodegas. O tour Marquês é mais completo: possui tudo que o tradicional oferece e ainda dá direito a uma degustação acompanhada de um sommelier com quatro vinhos e quatro tipos de queijos, pão e cebola caramelada. Este tour custa $17000 por pessoa.

O tour Marquês
O tour começa com a casa do criador da vinha, Don Melchor Concha y Toro e sua esposa, Dona Emiliana. Hoje em dia, a vinha não pertence mais à familia Concha y Toro e a maior parte das ações pertencem a Eduardo Guilisasti, comprador da vinha. Apenas 3% das ações pertencem ao bisneto de Don Melchor.
A partir daí passamos para conhecer as vinhas em si. Como estamos no inverno não haviam frutos, porém, no verão, é possível prová-las direto do pé. As variedades de uvas podem ser observadas nestas vinhas: Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir e até a famosa Carménère, uva produzida naturalmente apenas no Chile.


A casa de Don Melchor
As vinhas
Após esta visita passamos para a primeira degustação, do Casillero del Diablo. A guia ensina a, não só tomar, como apreciar o vinho nos quesitos cor, odor e sabor. Partimos então, para as bodegas.




As bodegas guardam os vinhos produzidos aí na vinha. A história é contada pela guia, que depois nos leva a conhecer a lenda do Casillero del Diablo (que inclusive foi o primeiro vinho que degustamos). Não vou contar aqui pois não quero estragar a história, mas ficam as fotos do casillero.


Casillero del Diablo

A segunda degustação veio logo em seguida das bodegas e provamos o vinho Gran Reserva, feito de Carmenere. Delicioso! Daí fomos direto pra parte em que se separava quem pagou o tour tradicional e o tour Marquês.

Degustando o Gran Reserva
Um sommelier nos ensinou sobre 4 vinhos da linha Marquês, uma das melhores, e com o que podemos acompanhá-los. Nessa parte provamos queijos diferentes com cada vinho e ganhamos a tábua grafada com o nome da vinícola. Aquela foto que coloquei logo depois dos preços dos tours é um exemplo do que comemos nessa parte. O sommelier foi muito atencioso e ensinou a identificar cor, odor, sabor, como eu disse.

O tour terminou aí e partimos para a pior parte: a loja. Apesar de podermos comprar estes vinhos no mercado, preferimos comprar os mais finos aqui e depois, os mais populares, em botillerias. Levamos o Marques, o Gran Reserva, o Trio (sauvignon blanc) e o Terrunyo que foi eleito um dos melhores vinhos brancos do mundo. Os preços são salgados, porém cabíveis. Alguns, pesquisamos depois numa botilleria, e realmente saíram mais baratos na própria Concha y Toro, que na loja. Além disso o tour Marquês nos deu 15% de desconto na compra.

O passeio foi delicioso, entretenimento puro! Foi o que eu disse: "Chile é peixe e vinho. Se não comemos peixe, não tomamos vinho... não viemos ao Chile!".
Os horários de funcionamento são todos os dias das 10h às 17h10. Minhas dicas são: reserve até o fim da tarde para ir e aproveite para tirar fotos! Aproveitem!

2 comentários:

  1. Não faria muita questão desse passeio, porque dispenso vinhos, mas confesso que deu até vontade de provar amiga rsrs
    Tudo lindo! Como lidar com tantos vinhos e a tontura? kk
    Meu pai ia AMAAAR

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o blog, parabéns!

    ResponderExcluir

Você poderá gostar de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...