20 de agosto de 2012

City tour de Cusco - Catedral, Qorikancha, Saqsaywaman, Qenqo e Tambomachay

Hoje quero contar um pouco sobre o nosso primeiro dia de atividades no Peru, quando fizemos o 'city tour', que nos leva para conhecer Saqsaywaman, Qenqo, Tambomachay e o Qorikancha. Esse passeio começa às 13h e termina por volta das 18h30. Minha sugestão é aproveitar a manhã livre para ir ao mercado e comprar quitutes e snacks para os passeios que virão nos outros dias (foi o que fizemos).

O primeiro ponto que conhecemos foi a Catedral de Cusco que fica na própria Praça de Armas, onde estavamos hospedados. O ticket de entrada da Catedral, que custa 12,50 soles, é separado do 'boleto turístico' de Cusco (clique para ver a imagem do boleto) - o segundo dá entrada a todos os pontos históricos e custa 130 soles, 70 para estudantes. O guia, Orlando, nos contou boas histórias de alguns santos e imagens na igreja, porém a permanencia nela é curta, além de não ser possível tirar fotos! Para quem curte igrejas e templos, como eu, vai adorar o lugar. Muitos adornos de ouro e prata, imagens lindíssimas e muita história por trás.

Catedral de Cusco, foto tirada da porta do hotel
Logo depois partimos andando por uma rua tipicamente Inca e chegamos ao Qorikancha, o templo Inca destruído, sobre o qual foi construida uma igreja católica. Também é um lugar muito bonito, de história e arquitetura muito ricas. Aqui, é importante não se irritar com a quantidade de gente que vai esbarrar em você e atrapalhar as suas fotos, pois o local é muito visitado e está cheio o tempo todo. O ingresso para o Qorikancha é separado e você pode vê-lo aqui.

Qorikancha
Parte de dentro da igreja
Igreja construída sobre o templo

Saindo do Qorikancha, fomos caminhando por trás dele e pudemos ver os jardins e a antiga construção Inca, ainda sustentando a igreja. Nosso ônibus nos esperava na rua de trás e daí fomos para o templo de Saqsaywaman, onde até hoje celebram o Inti Raymi ou Festa do Sol.

No templo de Saqsaywaman conhecemos um pouco mais sobre o estilo arquitetônico dos Incas, que construiram este em homenagem ao raio e por isso está em forma de zigzag. Além disso está relacionado à serpente, que representa o mundo entre o dos deuses e o nosso, um mundo de espera e de conhecimento. Para entrar neste templo você vai precisar do boleto turístico. É possível subir em ambos os lados do templo, tirar fotos e, ao descer o morrinho, há banheiros onde ficam estacionados os ônibus das empresas. Também vão encontrar muitas senhoras com artesanatos ou então lhamas para tirar fotos. Minha dica é pechinchar muito. Um artesanato que começa no preço de 40 soles pode chegar facilmente a 15. Se você pergunta o preço e elas dizem um valor x que você diz que está caro, elas te perguntam "quanto você daria?" e aí você pede um preço, abaixando sempre. As que não aceitam, basta dizer que não, dar uma volta e quando voltar ela terá mudado o preço. Quanto às senhoras das lhamas, elas esperam dinheiro em troca da foto, o quanto você achar que tem que dar. Só não seja irracional e dê 10 centavos de soles para ela, né?

Partindo de Saqsaywaman o próximo destino é Qenqo, outro templo Inca, porém com outro objetivo. Neste templo encontramos uma mesa de sacrificio, onde os incas matavam lhamas, alpacas e às vezes até mesmo crianças, em seus rituais. Neste ponto é só isso que há para ver.

Templo de Qenqo
Mesa de sacrifício do templo de Qenqo
A última parada então é em Tambomachay, onde conhecemos um templo de passagem e de rituais de mumificação. Nele, ninguém vivia, apenas passava, obtinha suas energias, cultuava suas mumias e depois partia. Sem contar que é possível ver o sistema de escoamento de água criado pelos incas. Aí também há muitas senhora com as lhamas e com os artesanatos. Eu tirei fotos com uma lhama!

Lhaminha
Depois daí visitamos uma fábrica de produtos à base de pêlo de alapaca e voltamos para Cusco pra descansarmos (sim, é um pouco cansativo o passeio) para o dia seguinte que seria o tour mais longo ao Vale Sagrado e outros pontos. Mas este tour eu conto no próximo post. Não se esqueça de visitar o Instagram do blog e de conferir nos links os mapas e ingressos dos pontos turísticos (do Chile também hein?).

Até o próximo post!

Beijocas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá gostar de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...