14 de agosto de 2012

Deserto do Atacama - Geisers del Tatio, Vale da Lua e Vale da Morte


Terceiro e último dia no deserto do Atacama! E hoje eu vou contar um pouco sobre dois tours: Geisers del Tatio e Valle de la Luna e de la Muerte.

Pro tour dos Geisers eu já vou deixar uma dica importantíssima: você vai ser pego no seu hotel às 4h e vai estar um frio absurdo! Sim, um frio muito muito insuportável (claro que estamos falando do período de inverno, o de verão eu não sei dizer). Então vá bem agasalhado, touca, luvas, botas e meias. Eu estava com dois moletons e um sobretudo, duas luvas, duas meias, botas de neve e três calças. Você pode pensar "que exagero" mas eu garanto que mesmo assim eu passei frio até a hora que o sol começou a aparecer.
O tour é interessante, sim, mas não vá esperando ver os geisers que você via no desenho do Pica Pau. Eles não sobem até o alto em jatos, são apenas uns borbulhos de água. É bonito, e tudo o mais, mas não foi o passeio que mais me agradou, mesmo porque eu gostaria de ter sabido que meus pés ficariam congelados, haha. Para ter uma noção do que verá neste lugar, assista aos videos que gravei por lá nos links 1 e 2.

Geisers assim que chegamos ao local
Aquecendo as mãos, haha
A empresa Desert Adventure inclui um café da manhã nesse passeio, que é tomado aí mesmo na área dos geisers. O leite e o chocolate quente são aquecidos dentro de um geiser, assim como os ovos são cozidos. E é um café caprichado: sanduíche, chá, café, bolachas e cookies, chocolate quente e leite. Dá pra matar bem a fome, hahaha! E nessa hora o sol já começa a nascer e o tour dos geisers já vai acabando, então você começa a se sentir melhor.

Café da manhã tomado nos geisers
Depois de sair dos geisers fomos levados a piscinas termais naturais e, claro, eu não tive coragem de entrar. É bem quentinha e tudo o mais, mas para sair é complicado, faz muito frio e você fica todo roxo.

Piscinas termais
A próxima parada é o povoado de Machuca, onde você pode provar a empanada de queijo de cabra e o espetinho de vicuño. Deliciosos! Você também pode ver a igrejinha, mas estava fechada quando nós fomos.
Retornamos à cidade por volta de meio dia, almoçamos tranquilos e, às 15h, fomos encontrar o grupo na porta da agência para o tour aos Vales da Lua e da Morte.

Este passeio começa às 15h e termina por volta das 19h30, deixando você na porta da agência. A primeira parada do tour é no mirador do Vale da Morte, que na verdade, originalmente, tinha o nome de Vale de Marte, mas por ter sido nomeado por um padre (Gustavo Le Paige) teve de ser alterado para que não houvessem acusações sobre o padre (sabemos que nas épocas mais antigas os padres não podiam ter qualquer envolvimento com as ciências ou eram fortemente questionados).
Neste primeiro mirador a corrente de vento é muito forte e, por isso, recomendo levar um lenço ou cachecol para se proteger da areia que vem com o vento. Também recomendo não chegar muito perto da beira, pois eu fui derrubada no chão por um vento forte (juro!).

Vista do Vale da Morte
O segundo mirador é uma formação rochosa na qual subimos para observar melhor o Vale. Nessa hora minha câmera acabou a bateria e fui obrigada a tirar as fotos com o iPod, por isso elas estão com um pouco menos de qualidade.

Após estas paradas visitamos formações de montanhas de sal e uma caverna com estalactites salinas. Aí dentro o guia deu uma explicação de como se formou todo esse sal em meio ao deserto, mas eu não vou contar tudo aqui senão estrago o passeio de vocês, né?

Caverna
A próxima visita foi às Três Marias, que são três formações também rochosas e que, segundo um padre, tinham o formato de Três Marias. Nesta parte você deve usar sua imaginação, ok? Hahaha!

As Três Marias (use a imaginação!)
E, por último, mas nem um pouco menos importante: o pôr do sol no Vale da Lua. Subimos uma duna de areia e rocha e, lá em cima, sentamos para ver o pôr do sol. Foi uma experiência de tirar o fôlego, pra todo lado só tinha deserto e de repente você vê o sol se pôr nas montanhas. Ficamos lá até o sol sumir e ai, descemos, em meio a um céu cor de rosa inacreditável, e voltamos para São Pedro.

Subida à montanha
Vista da montanha
Pôr-do-sol
O dia foi cansativo demais, você fica destruído mesmo. Recomendo chegar, comer e cair na cama, se seu vôo de partida for no dia seguinte. Foi o que fizemos. Nosso vôo era às 11h15 do dia 31 e então dormimos bem e o transfer, que já estava pago, veio nos buscar na hora certinha. Chegamos ao aeroporto, fizemos check in, esperamos um pouco e voamos para Santiago novamente.
Eu fui embora meio triste e meio aliviada, sabe? É que São Pedro é muito seco mesmo, fica difícil respirar, seu nariz e corpo ficam ressecados, urgh. E o frio é bem sofrido por lá... amei o lugar, mas quatro dias foram suficientes pra conhecer o essencial do lugar!

Céu cor de rosa do Vale da Lua
Enfim, terminamos os três dias de Atacama!

Esqueci nos outros posts de contar uma coisa importantíssima: apesar de você pagar o pacote com uma empresa, ela não costuma se responsabilizar pela entrada nos locais. Por isso, leve dinheiro e sua carteirinha de estudante, garantindo seu desconto! E claro, informe-se dos valores antes de sair da cidade para o passeio, ok? A empresa Desert nos forneceu um panfleto com os valores de cada passeio, entrada no local, horário de saíde e o que levar! Vou disponibilizar a foto prá vocês assim que possível! No seguinte link você encontra a foto do boleto dos Geisers.

Beijocas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá gostar de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...