27 de fevereiro de 2013

Florença: a cidade artística!

Olá!

É hora de Florença! Em italiano, Firenze, cidade há muito governada pelos Médici. Chegamos à cidade dia 31 de outubro, dia da comemoração tão esperada, motivo da viagem: aniversário de casamento dos meus pais.

Infelizmente foi um dia de chuva sem fim e me impediu de aproveitar a cidade à maneira que eu gostaria. De verdade, foi o dia menos agradável, única e exclusivamente por conta da chuva, pois Florença é linda!

Durante o dia conhecemos a igreja della Santa Croce, a praça della Signoria, a ponte Vecchio, a basílica de Santa Maria dei Fiore e alguns outros lugares que vamos comentar neste post. E pra complementar uma dica de um lugar bem diferente pra se almoçar: pizza maravilhosa numa taverna rabiscada.

As ruas de Florença
Começamos nosso dia com um guia local nos levando a uma rápida passada nos pontos principais para, depois, sabermos o que gostaríamos de visitar pela cidade no tempo livre. Como chovia e estávamos em grupo foi um pouco incomodante passear pelas ruas estreitas detrás da Galeria Uffizi com guarda-chuvas e nossos pertences.

Após essa visita rápida, por nossa conta voltamos ao início do tour e fomos entrando em cada lugar, começando pela Santa Croce. Essa igreja feita em mármores branco, verde e rosa (divina!) traz em seu interior mais de 250 sepulturas, entre elas a de Michelangelo, Maquiavel e Galileu! Dá pra acreditar? A igreja em si é enorme, algumas sepulturas ficam apenas no chão, porém as mais importantes possuem esculturas pomposas e ficam rodeadas de gente (boa sorte para tirar as fotos!). A entrada custa 6 euros por pessoa mas é bem pago, o lugar é muito bonito!

Dante Alighieri
Tumba de Michelangelo
As tumbas no chão
Partindo daí seguimos pelas ruelas de Florença em direção à Praça della Signoria, que é a praça que reúne a maioria das esculturas e atrai turistas do mundo todo. No entanto, antes de pararmos aí, demos a volta por trás da Galeria Uffizi para tirar fotos das estátuas e depois conhecer a Ponte Vecchio. Não visitamos a Galeria por conta do preço, 11 euros por pessoa. Eu acredito que se você tem mais tempo em Florença e pode passar um bom tempo no museu aproveitando as pinturas maravilhosas e as esculturas, pague! Mas para nós não valeu a pena então conhecemos outros lugares. (mais informações sobre preços e horários no fim deste post!)

Rua de Florença
Mistura de 3 estilos: o gótico, o barroco e o rococó

Seguindo o caminho, conhecemos a Ponte Vecchio, de história fundamental à da cidade de Florença. É a famosa ponte por onde os Médici passavam sem ter que se misturar ao povo e foi a única ponte que ficou em pé até os dias de hoje (passadas todas as guerras!). Hoje nela você encontra a estrutura original mas com lojinhas, principalmente as de prata. É bem legal pra tirar uma foto com ela ao fundo, por dentro não achei tão bonita.

Ponte Vecchio
Mais uma vez entre ruelas fomos seguindo para a Praça della Signoria para ver as esculturas como a de Perseu decapitando a Medusa, Poseidon, Hércules e muitas outras. É ótimo porque você nem precisa pagar e está cercado de arte e cultura! Haha, gastamos um tempinho aí na praça, com fotos e entrando na torre (a parte não paga) para depois seguir até onde almoçamos, próximo ao Duomo ou basílica della Fiore.

Estatua de Hercules matando o centauro

Poseidon
É sempre um pouco mais difícil decidir onde comer quando se está em mais de duas pessoas então pra não errar resolvemos provar pizza italiana em Florença. Primeiro que a praticidade estava sendo muito requisitada nesse dia, com toda a chuva e as coisas pra carregar. Segundo que uma pizza nunca vai mal! Haha, principalmente italiana. Então antes de entrar na basílica procuramos algo por ali mesmo e encontramos a Pizza a Taglio. É um lugarzinho pequeno que serve pizza em pedaços quadrados e cobra pelo pedaço. É maravilhoso porque você escolhe exatamente o tamanho de pizza que vai comer e o preço é ótimo então não gasta nada exorbitante. Detalhe: não cobram para sentar! UHUL! As mesas ficam na parte debaixo (é uma escadinha bem estreita então não recomendo se você não tiver muita mobilidade) e o aspecto é estranho quando você entra porque as paredes estão todas assinadas pelas mais diversas pessoas que passam por ali (inclusive meus pais). Eu achei simplesmente sensacional o lugar e a pizza de berinjela estava magnífica. Não peçam fogaça nem nada disso, peçam a pizza! Seja de que sabor for!

Pizza mais maravilinda do mundo! Rs

Devidamente alimentados fomos entrar na lindíssima basílica Santa Maria dei Fiore, para comemorar o aniversário de casamento dos meus pais. Eles queriam achar um sacerdote, um padre ou alguém lá da Igreja pra dar uma bênção de aniversário mas a gente não encontrou nenhum que estivesse disponível por lá. Então nós caminhamos por dentro dela (é enorme, a 4ª maior do mundo) e acendemos umas velas em homenagem ao casal. Pra entrar não é necessário pagar (apenas no Campanile que fica à frente da basílica). Não deixem de visitar o 'Juizo Final' no interior da igreja, na cúpula. É divino! Como o dia estava chuvoso as fotos ficaram muito escuras, então colocarei algumas que busquei na internet só pra vocês terem uma ideia do que encontrarão por lá.
(foto tirada do Google Imagens)
Acendendo a vela de aniversario!

A basílica foi nossa última parte da visita a Florença, sendo que depois de sairmos apenas procuramos alguns souvenirs e partimos para encontrar o grupo e ir ao Hotel Autopark (o pior hotel que já fiquei em todas as minhas viagens). Vou fazer um post, como já comentei, sobre todos os hotéis  mas já adianto que o quarto, o elevador, tudo era péssimo. O restaurante era médio, fomos comemorar o aniversário dos meus pais com uma janta e de cara fomos mal atendidos. A sorte foi que depois um garçom um pouco mais simpático veio nos atender e as coisas ficaram menos ruins. O bom foi que a comemoração superou tudo.
O brinde de aniversario!
No próximo post falarei sobre a nossa visitinha rápida por Assis e logo depois chegaremos em ROMA! Nossa viagem está acabando mas o blog ainda tem muuuuuuuito post pela frente! Fiquem com as informações de Florença:

✈ Santa Croce
Piazza Santa Croce 16 - Firenze - Tel. 055 2466105
Dias de Semana: 9h30 - 17h30
Feriados: 13h00 - 17h30
Fechado: 25 e 26/12, 01/01, Pascoa, 13/06 e 04/10
Preço atual: € 5,00.

✈ Galeria da Academia
Via Ricasoli 60 - Firenze - Tel. 055 2388609
Semana: 8h15 – 18h50 (a bilheteria fecha 45 minutos antes do fechamento)
Feriados: 8h15 am – 18h50 pm;
Fechado: Segundas, Natal e 1 de maio
Preço: € 10

✈ Museu de São Marcos
Piazza San Marco 1 - Firenze - Tel. 055 2388608
Semana: de segunda a sexta das 8h15 às 13h50 / Sábados das 8h15 as 18h50
Aberto na primeira, terceira e quinta segunda feira de cada mês
As bilheterias fecham meia hora antes do encerramento
Feriados: 8h15 as 18h50.
Fechado: primeiro, terceiro e quinto domingo de cada mês/ segunda e quarta segunda feria de cada mês. 25/12, 01/1, 01/5
Preço: €4,00

✈ Galeria Uffizi
Piazzale degli Uffizi 6 - Firenze - Tel. 055 2388651
Das 8h15 as 18h50, a bilheteria fecha 45 min antes do encerramento.
Fechado: Segundas, 25/12, 01/01 e 01/05
Até as 15h59 - € 11 € 5,50 reduced ticket
A partir das 16h - €10; € 5 reduced ticket

✈ Casa de Michelangelo
Via Ghibellina 70 - Firenze - Tel. 055 241752
Das 9h30 às 16h (bilheterias fecham 30 minutos antes do encerramento).
Fechado: Terças, 25/12, 01/01, Pascoa e 15/08.