10 de março de 2013

Assis, cidade de São Francisco

Olá! 


No dia seguinte da ida a Florença partimos em direção a Roma, nosso último destino, mas no caminho paramos em Assisi (nome em italiano), cidade natal de São Francisco de Assis. Foi uma visitinha bem rápida, apenas entramos na basílica de São Francisco e logo já partimos para Roma. Mas Assis é apaixonante, um dos lugares que mais gostei da Itália (veja as fotos e vai entender porque!)

Pouco antes de chegarmos ao centro, essa era a vista!


O ônibus não pode subir a colina da basílica e então você deve subir a pé. Não é muito difícil, garanto, e a vista é maravilhosa a cada passo acima. A cidade, toda de pedra, de aspecto antigo, encanta a cada olhar.

A basílica é muito grande, muito bonita e tem duas entradas, uma em cima e outra embaixo. Podemos ver claramente o efeito de terremotos: algumas obras estão bem danificadas, como as de Giotto na basílica superior, que mostram a vida de S Francisco.

Aqui já dentro do pátio da basílica



Na basílica inferior há uma escada que leva à cripta de S. Francisco, seu túmulo. É de uma emoção indescritível, principalmente para mim, que sou devota dele. É possível fazer suas doações e colocar velas aos pés do túmulo mas não é possível acendê-las. Na superior, de estilo totalmente diferente, é possível encontrar vitrais e pinturas. Quando fomos não pudemos ver com detalhes a basílica superior pois havia um evento franciscano acontecendo.


Em frente à basílica
A vista da basílica! 
Abaixo, algumas fotos das ruazinhas rústicas de Assis:

As ruas de Assis

Um profeta na rua

ATENÇÃO: a Porciúncula, pequena capela construída por São Francisco NÃO fica dentro da Basílica de Assis e sim dentro da Basílica de Santa Maria dos Anjos (localizada na parte baixa da cidade). Nós queríamos muito conhecer a pequena capelinha porém não foi possível pelo curto tempo (ainda tínhamos que chegar a Roma naquele dia).

(Foto: Google Imagens)
A basílica de Sta. Maria dos Anjos (tirei da estrada)

Compramos alguns souvenirs e logo partimos para Roma! Dizem por aí que a Assis é sem graça, que não tem muito para ver a menos que você seja devoto e bla bla bla. DISCORDO! A cidade é linda, tem todo um aspecto antigo, de pedra, uma caminhada pela cidade, descobrindo o que ela tem de melhor é super válido! Claro que como toda cidade italiana há muitas igrejas para conhecer mas... e daí?

Ruas de Assis
Na parte de cima da basílica
com esta vista linda!

Além da Basílica de Assis você pode conhecer a Igreja de Santa Clara (amiga e namorada de São Francisco na adolescência, seguiu seus passos de servir a Deus), a Basilica de Santa Maria dos Anjos, o Templo de Minerva, o Anfiteatro e outros lugares que ainda quero voltar para conhecer!

(colocarei mais fotos assim que chegar a São Paulo e recuperar as originais das outras câmeras, aguardem)


Beijocas e espero vocês em ROMA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá gostar de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...